No dia 26 de junho, decorreu nas instalações da ESGIN-IPCB, em Idanha-a-Nova, o Workshop do Projeto H-Quality "Certificar a qualidade: desafios e oportunidades".
Neste workshop, foi possível reflectir sobre os desafios da implementação de um selo de qualidade, os níveis de valorização associados à sua implementação e o modelo de diferenciação no mercado.
Debate-se igualmente sobre as oportunidades que uma oferta turística qualificada aporta na vizinha Espanha, e qual o impacto na valorização da oferta dos Hotéis Rurais, em Portugal e nos mercados internacionais.
A AHRP aposta na criação de uma certificação de qualidade, que potencie o incremento e harmonização da qualidade dos serviços oferecidos, enquanto estratégia para a valorização de uma marca conjunta “Hotéis Rurais de Portugal”. Esta tem como objetivos específicos melhorar a estruturação e promoção do produto, por forma a aumentar a RevPar, a taxa de ocupação, a estada média, diminuir a taxa de sazonalidade, aumentar o gasto médio do visitante, o fluxo de visitantes e turistas, contribuindo assim, para o impulsionar da economia regional e nacional.
A excelência da qualidade dos serviços assume-se como um dos vetores mais importante na hora de seleção do destino, bem como na fidelização dos visitantes e turistas.